I Colóquio Internacional
Ética e Integridade na Investigação em Ciências Humanas e Sociais
desafios na era da IA
Data
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Programa
8 de outubro 2024
Sala do Senado / Reitoria da UA
15h00 – Sessão de Abertura
Artur Silva
Vice-Reitor para Investigação, Inovação e Formação de 3º Ciclo e Acreditação dos Ciclos de Estudos
Universidade de Aveiro
Ana Margarida Corujo Ferreira Lima Ramos
Diretora do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro
Luís Miguel Teixeira de Jesus
Presidente da Comissão Ética e Deontologia
Universidade de Aveiro
Maria Manuel Baptista
Coordenadora do Centro de Línguas, Literaturas e Culturas
Departamento de Línguas e Culturas
Universidade de Aveiro
Ana Pedro
Departamento de Educação e Psicologia
Centro de Línguas, Literaturas e Culturas
Universidade de Aveiro
15h30-16h30 – CONFERÊNCIA DE ABERTURA
Inteligência Artificial, Ciências Sociais e Humanidades: Interseções e Perspectiva
Paulo Nuno Vicente
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Universidade Nova de Lisboa
Resumo
16h30-17h00 – Debate
MODERADORA Maria Manuel Baptista
9 de outubro 2024
Sala de Atos / Reitoria da UA
09h30-10h15
Ética e integridade na investigação em Ciências Humanas e Sociais no Brasil na era da IA: aspectos da regulação e formação de pesquisadores
Jefferson Mainardes
Universidade Estadual de Ponta Grossa, Brasil
Resumo
O objetivo desta comunicação é apresentar um panorama da regulação da ética em pesquisa no Brasil, desde 1996 até a aprovação do Lei Nº 14.874/2024, que criou o Sistema Nacional de Ética em Pesquisa. Desde a criação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), a regulação da ética em pesquisa no Brasil tem sido realizada no Ministério da Saúde, com fortes críticas dos pesquisadores da grande área de Humanidades. Em virtude disto, objetiva-se indicar também as ações do Fórum de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Letras, Linguística e Artes (FCHSSALLA) para a construção de um sistema de revisão ética próprio para a área de Humanidades. No Brasil, forte ênfase tem sido dada à ética em pesquisa em sua faceta de regulação, ou seja, a aprovação de projetos de pesquisa pelos Comitês de Ética em Pesquisa (CEP). É um aspecto relevante e, ao mesmo tempo, um reducionismo. Argumentaremos que é necessário ir além da visão convencional de ética em pesquisa, entendida como aprovação ética de projetos de pesquisa por Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), em direção: a) à compreensão da ética como um dos elementos estruturantes da pesquisa, ou seja, a uma visão de ética mais substantiva e abrangente, como fundamentação e menos como regulação e legislação; e b) à incorporação das discussões sobre integridade acadêmica e científica (Mainardes, 2022; 2023).
A formação de pesquisadores é um processo abrangente, complexo e que envolve a aquisição de conhecimentos e habilidades variadas. A temática da ética e da integridade em pesquisa tem sido cada vez mais reconhecida, no cenário nacional e internacional, como um elemento essencial na formação e no desenvolvimento profissional dos/das pesquisadores/as seja a academia, no governo ou na indústria, desde estudantes a pesquisadores acadêmicos, técnicos e consultores (Knight, 2023; Rivera et al, 2005; Beauchemin et al. 2022). Em virtude da importância da ética e da integridade em pesquisa, é essencial que essas questões sejam contempladas em todos os níveis de ensino, especialmente na Graduação e na Pós-Graduação. Na Pós-graduação, os espaços formativos abrangem: a) a oferta e disciplinas específicas de Ética em Pesquisa e integridade acadêmica e científica e/ou a inclusão de tópicos em outras disciplinas, bem como a realização seminários, minicursos, palestras, oficinas, workhops; b) as sessões de orientação de teses e dissertações; c) as atividades dos Grupos de Pesquisa; e d) as sessões de qualificação ou defesa. Além disto, há oportunidades de formação oferecidas por associações científicas e por Comitês de Ética em Pesquisa (CEP), nas modalidades presencial ou virtual.
Em virtude do advento da IA e do seu rápido desenvolvimento, faz-se necessário investir em ambas as frentes, ou seja, na definição de marcos reguladores e na formação de pesquisadores, tendo em vista a necessidade da promoção da IA responsável, entendida como aquela que tira proveito das facilidades da IA e, ao mesmo tempo, busca garantir o atendimento de padrões éticos.
Palavras-chave: Ética em Pesquisa. Integridade acadêmica. Inteligência Artificial e ética.
10h15-10h45 – Debate
MODERADORA Ana Pedro
10h45-11h15 – Coffee Break
11h15-12h00 – Ética e Conhecimento social e humano na era da IA – exigências de sabedoria prática
Isabel Baptista
Universidade Católica Portuguesa-Porto
Resumo
12h00-12h30 – Debate
MODERADOR Rui Grácio
12h30-14h30 ALMOÇO
14H30-15H15
Foco ético num bem comum – sobre as estratégias em uso para promover a integridade académica e científica
Lucília Nunes
Escola Superior de Saúde
Instituto Politécnico de Setúbal
Resumo
15h15-15h45 – Debate
MODERADOR Jefferson Maiinardes
15h45-16H30
(In)Competências dos Investigadores na Era da IA Generativa
António Pedro Costa
Departamento de Educação e Psicologia
CIDTFF
Universidade de Aveiro
Resumo
16H30-17H00 – DEBATE
MODERADOR Alexandre Almeida
17h00-17H30 Coffee Break
17h30-18H15
CARTA ÉTICA PARA CLLC na era da IA – CONTRIBUIÇÕES
Maria Manuel Baptista, Ana Pedro
Centro de Línguas, Literaturas e Culturas
Departamento de Educação e Psicologia
Universidade de Aveiro
Resumo
DEBATE 18H15-18H45
MODERADORA Isabel Baptista
18h45
ENCERRAMENTO
Maria Manuel Baptista
Coordenadora do Centro de Línguas, Literaturas e Culturas
Departamento de Línguas e Culturas
Universidade de Aveiro
Oradores convidados
Ana Pedro
Centro de Línguas, Literaturas e Culturas / Universidade de Aveiro
António Pedro Costa
É um dos investigadores do software de apoio à análise qualitativa webQDA, área em que tem publicados, em co-autoria, diversos artigos em congressos nacionais e internacionais e revistas, bem como capítulos de livros. Leciona unidades curriculares de metodologias de investigação. É o Coordenador do Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa e da World Conference on Qualitative Research. Organizou diversas edições especiais e livros sobre Investigação Qualitativa. É o editor principal da revista New Trends in Qualitative Research (NTQR). É investigador do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), Departamento de Educação e de Psicologia, da Universidade de Aveiro e colaborador do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores (LIACC), da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. As suas áreas de interesse contemplam a Investigação Qualitativa e Métodos Mistos, com ênfase no estudo de métodos, técnicas de recolha e análise de dados para implementação no software webQDA. Em 2023, foi distinguido com uma menção honrosa na área das Artes e Humanidades da categoria “Prémio Investigador UA”. Complementarmente, tem realizado estudos neste campo sobre representação e visualização de dados, revisão de literatura, ética, tomada de decisão, satisfação de clientes/utilizadores, entre outros. Coordenou vários projetos com financiamento público e privado num valor superior a 3 milhões de euros.
Isabel Baptista
Jefferson Mainardes
De 2015 a 2020 foi Honorary Senior Research Associate do UCL/Institute of Education (Londres).
Possui Bolsa de Produtividade em Pesquisa – CNPq. Foi co-director da Red Latinoamericana de Estudios Epistemológicos en Política Educativa – ReLePe (2012-2019). É editor da Revista Práxis Educativa (UEPG) e da Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa. Desde 2015 integra a Comissão de Ética em Pesquisa e Integridade da ANPEd. Desde 2019 é coordenador da referida Comissão.
É membro da Red Iberoamericana de Investigación en Integridad Académica Red-IA. Desenvolve pesquisas sobre Políticas educacionais e sobre Ética em Pesquisa e Integridade Acadêmica.
Lucília Nunes
Maria Manuel Baptista
Centro de Línguas, Literaturas e Culturas / Universidade de Aveiro
Professora Catedrática na Universidade de Aveiro (UA) e uma académica com um percurso fortemente interdisciplinar. Possui formação inicial em Filosofia, seguida de um mestrado em Psicologia Social, doutoramento em Cultura e agregação em Estudos Culturais. Pioneira dos Estudos Culturais em Portugal, criou o primeiro programa doutoral nesta área em 2010, numa parceria entre as Universidades de Aveiro e do Minho. Atualmente, dirige o Centro de Línguas, Literaturas e Culturas (CLLC) da UA. Além disso, é presidente da Rede Nacional em Estudos Culturais (RNEC), da Rede Internacional em Estudos Culturais (RIEC) e da Associação Ibero-americana de Estudos de Ócio (OTIUM).
Paulo Nuno Vicente
Professor Associado com Agregação em Media Digitais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde fundou e coordena o iNOVA Media Lab, um laboratório de investigação e desenvolvimento dedicado às áreas da narrativa imersiva e interativa, impacto social da Inteligência Artificial, estudos de plataformas e redes sociais, visualização de informação e comunicação de ciência. Na NOVA FCSH, coordenou o Mestrado em Novos Media e Práticas Web (2020-2024) e coordena atualmente o Doutoramento em Media Digitais. Integra o grupo de especialistas do Conselho da Europa sobre Inteligência Artificial e Educação. É autor de vários artigos científicos e capítulos de livros publicados internacionalmente e da obra Os Algoritmos e Nós, editada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos (2023). Foi bolseiro da Fondation Maison des Sciences de L’Homme (2024) e distinguido com o German Marshall Fund of the United States Fellowship (2016) e com o Prémio Calouste Gulbenkian – Conhecimento (2019). É autor do podcast Da Inteligência ao Artificial, emitido nas plataformas digitais do Bauer Media Group.
Comissão Científica
REITOR
Maria Manuel Baptista
Luís Miguel Teixeira de Jesus
Lucília Nunes
Ana Pedro
Isabel Baptista
Jefferson Mainardes
Rui Grácio
Teresa Cortez
Paulo Vicente
António Pedro
Comissão Organizadora
Maria Manuel Baptista
Ana Pedro
Alexandre Almeida
Andreia Oliveira
Este evento é financiado por fundos nacionais, através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos UIDB/04188/2020 e UIDP/04188/2020.